Viaje Comigo

Destino Bonito

Localizada no sudoeste do Mato Grosso do Sul, Bonito é a principal cidade do complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Esta região é um dos principais polos do ecoturismo do Brasil e suas principais atrações estão nas paisagens, nos rios de águas cristalinas e em suas inúmeras cavernas. São destinos procurados por milhares de visitantes que chegam de todo o Brasil e do mundo em busca contato com a natureza. Alguns buscam apenas relaxar, enquanto outros buscam atividades mais intensas e adrenalina.

Bonito está localizada a 270 quilômetros do aeroporto de Campo Grande. Várias empresas aéreas oferecem voos diários para a capital mato-grossense. O trecho entre Campo Grande e Bonito pode ser realizado de carro ou, em alguns dias, por via aérea. Em todo o município, existem vários hotéis e pousadas capazes de abrigar os viajantes que passam pela região. Bonito é um exemplo de organização e cuidado com a natureza. Todos os atrativos turísticos são regulamentados e o número de visitantes controlado. Todos os passeios devem ser agendados antecipadamente e possuem uma hora certa para começar e terminar. Por isto, a cidade é reconhecia mundialmente como exemplo de turismo sustentável.

A região possui muitos atrativos. São dezenas de rios, cachoeiras, grutas e cavernas, muitas delas abertas ao turismo, e podem ser feitos os passeios independente do clima. Entre os destinos mais visitados estão as Grutas de São Miguel. O acesso é feito por uma trilha suspensa em meio ao cerrado, com vista para as copas das árvores e paradas mirantes panorâmicos. Por ser uma gruta seca, o visitante a oportunidade  de caminhar ao lado das formações de espeleotemas, como estalactites e estalagmites.

Bonito

Outro famoso ponto turístico na cidade é a Gruta do Lago Azul. Ela é o cartão postal da região. As águas dessa lagoa que floresce no interior da caverna, são literalmente da cor azul, o torna o lugar mágico. Ela tem 80 metros de profundidade e 120 metros de largura. Suas águas são tão transparentes que é possível enxergar o fundo lago. Em 1978, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou o lugar como Monumento Natural e garantiu a sua preservação. O acesso turístico é rigorosamente controlado e, com todo os outros atrativos de Bonito, as visitas devem ser marcadas com antecedência.

Outro impressionante lugar é o Abismo Anhumas. Essa caverna é considerada uma das mais belas do Brasil. Para acessa-la é necessário fazer um rapel de 72 metros de altura. O treinamento para isto é feito no dia anterior a visita. O rapel termina sobre decks que flutuam sobre as águas cristalinas no interior da caverna. O lago do Abismo Ahumas tem aproximadamente 80 metros de profundidade, o que permite mergulhos de snorkel ou com cilindros. Se você procura uma aventura diferenciada em meio a natureza, o Abismo Anhumas é uma boa dica de destino que você não pode deixar de visitar.

BonitoMas Bonito não tem apenas cavernas. Na verdade, todos os atrativos de Bonito foram e são formados pelas abundantes e cristalinas aguas da região. Devido a grande quantidade de calcário em seu solo, a maioria dos rios possuem água extremamente transparentes. Este fato torna os rios da região ideais para a flutuação e a observação da vida subaquática. Um dos lugares onde isto acontece é a Barra do Sucuri, onde o visitante pode fazer caminhadas ecológicas e descer flutuando desde a nascente. Devidamente equipados com mascaras, snorkel e colete salva-vidas, o viajante desce as águas calmas observando os jardins submersos e os peixes que habitam a região. Além disto o complexo turístico do Rio Sucuri oferece passeios a cavalo, bicicleta ou quadriciclo, sendo esse último, o mais emocionante.

Outro lugar muito procurado pelos visitantes é a Nascente Azul. Depois de uma caminhada de aproximadamente 40 minutos pela mata ciliar, passando por cachoeiras, bosques de figueiras e tufas de calcário, tem início a flutuação. Ela é feita no Rio Bonito, que possui uma água de coloração azul turquesa. A nascente desse rio possui muitos peixes e plantas que ornamentam o ambiente.

Além de rios e cavernas, Bonito também possui muitas cachoeiras. A Cachoeira Boca da Onça é uma das principais atrações nesse segmento. Localizada na Fazenda na Serra da Bodoquena, a cachoeira tem 156 metros de altura, e é a maior do Mato Grosso do Sul. Para chegar na Boca da Onça o viajante precisa fazer uma linda trilha de aproximadamente 4 km onde pode visitar outras cachoeiras. Ainda é possível fazer um emocionante rapel negativo de 90 metros, com uma vista incrível de todo o vale. Uma incrível aventura com uma vista para o Cânion do Rio Salobra.

Outro passeio imperdível é o Parque das Cachoeiras. Nesse passeio é possível fazer uma caminhada através da mata ciliar do Rio BonitoMimoso e visitar sete cachoeiras formadas por tufas calcário e pequenas cavernas. A presença de piscinas naturais proporcionam agradáveis banhos. Na margem oposta do rio encontramos a Estância Mimosa, outro importante atrativo. Além de ser um local reconhecido por seu trabalho de preservação ambiental e cultural, a Estância Mimosa possui uma cozinha delicada. São servidos diariamente delicias com os sabores da região, proporcionando ao visitante uma experiência gastronômica inesquecível.

A partir de Bonito também é possível conhecer outro importante destinos do Mato Grosso do Sul, a região do Pantanal.  A Fazenda San Francisco está localizada dentro desse ecossistema, o que permite ao viajante ter um contato direto com a fauna e a flora do Pantanal. Entre os melhores passeios está o Safári Fotográfico, que circula as terras da fazenda em busca dos animais que habitam o lugar. Quem se hospeda na Fazenda San Francisco também pode fazer uma expedição noturna para conhecer um pouco mais sobre a vida pantaneira.

Conhecer Bonito é descobrir um pedacinho do paraíso no Brasil. Não existe idade mínima nem máxima para conhecer o lugar. Basta ter disposição e amor pela natureza. Existem atividades para todas as idades, tanto para pessoas que buscam adrenalina e para aqueles que buscam apenas paz. Toda a região de Bonito merece ser conhecida com calma e tranquilidade. Garanto que você vai se apaixonar pelo lugar.

Banner para Gold Trip