Destino – Costa Rica

Situada no istmo da América Central, a Costa Rica limita-se com o mar do Caribe, o oceano Pacífico, com a Nicarágua e com o Panamá. É uma país pequeno e de clima ameno, porém com grande riqueza de flora e fauna. A relativa prosperidade econômica e a estabilidade política, assim como o forte enraizamento da tradição cultural hispânica, caracterizam a pequena república centro-americana da Costa Rica.

Flora e fauna

Quase metade do território da Costa Rica é recoberta de florestas, nas quais se encontram espécies de valor econômico, como o Costa Ricacedro e o mogno. Há mais de 800 espécies de aves e grande variedade de mamíferos, como macacos, tamanduás, veados, linces, coiotes, preguiças, doninhas, lontras e raposas, que podem ser facilmente vistos em passeios em meio a natureza.

Economia

A Costa Rica é um país próspero, cuja economia se baseia na agricultura , na indústria e no turismo. Recentemente que recebido investimentos fortes em tecnologia e na industria. Predominam a indústria de alimentos, bebidas, roupas, calçados e móveis. Para exportação fabricam-se máquinas elétricas, papel, medicamentos e produtos metalúrgicos.

História

A Costa Rica foi descoberta e provavelmente batizada por Cristóvão Colombo, em sua quarta viagem à América, em 1502. Havia na região cerca de trinta mil indígenas, divididos em três grupos: güetares, chorotegas e borucas. Encontrados os primeiros indícios de ouro, usado em ornamentos indígenas, os espanhóis planejaram um núcleo de colonização sob o comando de Bartolomé Colombo, irmão do descobridor. Expulsos logo a seguir pelos indígenas, só conquistaram a região em 1530. Antes de tornar-se província da capitania-geral da Guatemala, em 1540, Costa Rica chamava-se Nova Cartago

População

A população do planalto Central, onde se concentra a maior parte dos habitantes, é na maioria de origem européia, sobretudo espanhola. Os descendentes de negros e índios foram absorvidos pela população espanhola. A costa noroeste do Pacífico abriga uma mistura étnica mais pronunciada de espanhóis, índios e negros, o que originou um tipo físico de pele mais escura. Na costa do Caribe, onde vivem cerca de seis por cento da população, se agrupam os negros descendentes de escravos africanos. Muitos deles vieram da Jamaica, no século XIX, para trabalhar na construção de estradas de ferro, e falam uma variante do inglês. No sul do país subsistem alguns povos indígenas, como os bribris, cabecares e borucas. No norte há algumas tribos de índios guatusos. A capital da Costa Rica é San José, fundada pelos espanhóis num vale  do Planalto Central a 1.180m de altitude, e desenhada em tabuleiro de xadrez, o modelo clássico da  colonização espanhola. Outras cidades importantes são Cartago, Limón, Puntarenas e Alajuela. A língua oficial é o castelhano.

Geologia e relevo

O relevo da Costa Rica é montanhoso. A cordilheira vulcânica procedente da Nicarágua percorre o país longitudinalmente, primeiro com o nome de Guanacaste e logo como serra Central. Seu último maciço é o de Turrialba, onde se localiza o vulcão de mesmo nome, na província de Cartago.Costa Rica

__________________________________________________________________________________________________


República da Costa Rica
 
Idioma Castelhano
Capital San José
Governo República presidencialista
População (estimativa 2005) 4.327.000 hab.
Área Total 51 100 km²
PIB Total US$ 45,137 Milhões
IDH 0,725 (62.º) elevado
Moeda Colón costa-riquenho
Fuso horário (UTC−6)
Cód. Internet .cr
Cód. telef. +506

 

Banner para Gold Trip