Destino – Dubai

Dubai é uma cidade onde o novo, o mais alto e o melhor estão por toda a parte. Ao lado de um centro antigo, que até pouco tempo era frequentado por beduínos e caravanas de camelos ergue-se uma das cidades mais modernas do mundo,  com projetos arquitetônicos de fama mundial.

Dubai

Imagem: André Pereira

Entre estes modernos edifícios existe uma cidade que oferece um grande numero de passeios turísticos e muitas opções para compras e lazer. Você pode nadar no mar ou participar de uma reunião de negócios, jogar uma partida de golfe ou jantar em um restaurante japonês, mas a maior atração para quem gosta de pechinchar são mesmo as tradicionais feiras ao ar livre.

Há um vibrante ar cosmopolita em Dubai, por exemplo, na maneira como o tradicional “abra” transporta um caleidoscópio de turistas de um lado para outro, com indianos enrolados em seus sáris e nativos com dishdashas típicos.

Fora de Dubai, a vida é mais tradicional e mais lenta. Ao explorar a beleza árida das montanhas ou passear pelas praias da costa leste dos Emirados Árabes Unidos, você encontrará pessoas cordiais e prontas para bater um papo, apesar da diferença de idiomas.
O clima no verão, de junho a setembro, é de um calor sufocante, com a umidade às vezes chegando a 90%. Mesmo assim, muitas pessoas ainda visitam Dubai atraídas pela redução significativa nos preços dos apartamentos de vários hotéis e pelo festival de compras, o Summer Surprises onde são oferecidos grandes descontos.
O Dubai Shopping Festival ocorre em janeiro/fevereiro e é uma grande atração. Os hotéis geralmente atingem sua capacidade máxima, portanto, se você planeja visitar Dubai nessa época, a dica é reservar com antecedência. Durante os meses de inverno é possível também participar do Dubai International Film Festival, Art Dubai, Rugby Sevens e de outros eventos, que tiram proveito das temperaturas externas, perfeitas nessa época.
É fácil conhecer Dubai, pois as estradas são excelentes. O único problema é o trânsito confuso. Antes de sair, pergunte a quem saiba quanto tempo leva a viagem, assim, você terá tempo suficiente para conhecer Dubai pela primeira vez. A maioria dos visitantes opta por viajar de táxi, já que o preço é bastante razoável, ou por dirigir por conta própria, apesar das constantes mudanças nas estradas e do tráfego caótico.

Dubai

Imagem: André Pereira

O Metrô de Dubai é um dos transportes públicos mais avançados do mundo, com trem sem motoristas, estações com ar-condicionado e lugares separados apenas para mulheres, crianças e passageiros membros do Gold Class.

Um bom passeio é ir ao porto observar o movimentos dos “dhows” (barcos tradicionais) ou explorar as feiras ao ar livre e as áreas mais antigas da cidade, Porém, quando as temperaturas estão muito altas durante o verão, qualquer atividade ao ar livre torna-se exaustiva. Como Dubai é uma cidade muito dispersa, caminhar por toda sua extensão é impraticável.

Banner para Gold Trip