Destino – Havaí

O Havaí é um lugar maravilhoso. Entre os Estados Unidos e o Japão, encravado no meio do Oceano Pacífico, esse incrível arquipélago guarda muita história e lindas paisagens. As ilhas do Havaí são de formação vulcânica, que continuam em constante atividade, mudando a paisagem constantemente.

O Havaí está a mais de três mil quilômetros da costa dos Estados Unidos e é o quinquagésimo estado americano. Este arquipélago é formado por 132 ilhas, porém, apenas 8 são habitadas. São elas Oahu, Kauai, Lolokai, Lanai, Nihau, Maui e a Ilha do Havaí, também conhecida como Big Island.

Havaí

A cidade de Honolulu, a capital do Havaí, está localizada na Ilha de Oahu. Aqui é onde a maior parte da população do arquipélago vive. O bairro de Waikiki é a área mais turística da Ilha. As praias de areia branca repletas de coqueiros, se mistura com luxuosos hotéis, restaurantes e comércios turísticos.

HavaíQuem fala em Havaí logo pensa surfe. Foi nessas ilhas que o surfe moderno nasceu. As melhores e mais famosas praias para esse esporte estão na ilha de Oahu. Pipeline, por exemplo, é uma das praias mais famosas do Circuito Mundial de Surfe, e está localizada em North Shore (Costa Norte).

A cidade de Honolulu cresceu e se desenvolveu ao redor do Porte de Pearl Harbor, o maior e mais importante base americano no Pacífico. Foi aqui que em dezembro de 1941 os japoneses atacaram pela primeira vez os EUA, fazendo que os americanos, entrassem na Segunda Guerra Mundial. Mais de 2.400 pessoas foram mortas nesse ataque. Na base militar, existem dois museus e um cinema que ajudam o visitante a relembrar esse tão doloroso dia. Um dos pontos mais emocionantes é a vista do USS Arizona, navio que afundou na baía com mais de 1.120 marinheiros abordo. Eles não conseguiram ser retirados a tempo, e o navio se tornou seu tumulo submerso. Gotas de óleo ainda saem do navio naufragado, elas são conhecidas como ‘As Lágrimas do Arizona”. Além de do memorial é possível visitar duas outras importantes embarcações militares. O Submarino USS Bowfin é uma excelente maneira de se conhecer a vida dos marinheiros que viviam em um espaço tão reduzido. A visita ao USS Missouri também é emocionante. Foi no convés desse navio que os japoneses assinaram o termo de rendição, terminando com as batalhas da Segunda Guerra Mundial no Pacífico.

A Ilha do Havaí, ou Big Island, também possui muitos atrativos, principalmente, com muita atividade vulcânica. Uma das principais cidades desta ilha é Kailua Kona, onde estão os principais restaurantes, hotéis e lojas de comércio de Big Island. Nessa ilha existem cinco vulcões, entre eles o vulcão Mauna Kea, o mais alto de todo arquipélago. Ele não possui mais atividade vulcânica e possui 4.205 metros acima do nível do mar. Ao invés de lava, hoje o cume do vulcão é ocupado por dezenas de telescópios e antenas de rádio telescópio. Outro atrativo da ilha é o vulcão Kilauea, um dos mais ativos do Havaí e de todo o mundo. Ele está constantemente expelindo lava e vapor, sempre mudando a paisagem da região. Na ultima grande erupção desse vulcão em 2011 aumentou o tamanho da ilha em 132 km². Fazendo um sobrevoo no vulcão é possível ver a lava correndo e chegando no mar, formando grandes nuvens de vapor.

Havaí

Cada ilha do Havaí possui um potencial turístico, o que deixa todo arquipélago com muitos atrativos. Na ilha de Maui, uma das principais atividades é o passeio aquático. A visibilidade dessas águas atrai mergulhadores profissionais e amadores de todo o mundo. Mesmo usando apenas um snorkel, é possível fazer passeios surpreendentes junto com a fauna marinha. Na ilha também está o oceanário do arquipélago. Ele é uma boa maneira de se conhecer os animais que vivem em torno do Havaí. Este aquário possui um corredor de vidro incrível, o que permite que, literalmente, um passeio entre os peixes.

Uma boa dica também é visitar a ilha de Kauai . Entre todas as ilhas do arquipélago, esta ilha é a mais antiga e por isso, foi a que mais sofreu Havaícom a erosão devido ao vento e a chuva. Kauai é cortada por vales e canyons. O mais impressionante é o Waimea Canyon, ela é a maior depressão de todo Havaí. Ele possui 16 quilômetros de comprimento e mais de 900 metros de profundidade. Um dos principais atrativos dessa ilha é a Costa de Na Pali. Esse trecho do litoral é totalmente intocado pelo ser humano. Para se chegar a essas praias é necessário ir de barco ou helicóptero. Vale a pena visitar um dos lugares mais lindos do Havaí. O animal mais selvagem de Kauai são as Galinhas. Isso mesmo, você leu certo. As galinhas estão espalhadas por toda a ilhas. Quando os primeiros colonizadores chegaram eles trouxeram galinhas. Mas, por falta de predadores naturais, elas se espalharam sem controle por todo o território. É comum você chegar a restaurantes, estacionamentos e pontos turísticos e encontrar as galinhas acompanhadas de seus pintinhos.

O arquipélago do Havaí é incrível. Seus atrativos vão muito além de surfe e da cultura da polinésia, alem de ser um ótimo destino em qualquer época do ano devido ao seu clima ameno. Se você sonha em conhecer este lugar, comesse a planejar essa viagem. Tenho certeza que você não irá se arrepender.

 

Banner para Gold Trip