Viaje Comigo

Destino Lençóis Maranhenses

Um dos lugares mais lindos do Brasil tem nome, Lençóis Maranhenses. Esse pequeno pedaço do paraíso no norte do Estado do Maranhão, é um lugar ideal para quem busca paz, bonitas paisagens, natureza e aventura. Este Parque Nacional foi formado pelas areias que vem do mar e se acumulam na costa, criando as dunas. Entre estre gigantes montes de areia, surgem lagoas de água cristalina, tornam o lugar único.
DCIM101GOPRO

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui uma área superior a 155 mil hectares que estão distribuídos pelos municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão. O Parque Nacional foi criado para que todas as belezas naturais e ecossistemas sejam preservados. A região está dividida entre dois setores, os Grandes Lençóis, que estão do lado esquerdo do Rio Preguiças e, os Pequenos Lençóis, que ficam do lado direito. As lagoas dos Lençóis Maranhenses são um espetáculo. Elas são abastecidas pela água das chuvas, que caem entre os meses de janeiro a meados de abril e abastecem o lençol freático. Escavando um pouco a areia, é possível observa a água pura brotando do chão.

Quem chega de avião, desembarca em São Luís, capital do Maranhão. Uma dica é passar dois dias na capital para conhecer o que São Luís tem a oferecer. Em uma pequena caminha é possível conhecer todo o centro histórico, inclusive, o maior prédio azulejado do Brasil. Uma tradição portuguesa que predomina dos edifícios da cidade. Outro passeio que se pode fazer na capital maranhense é para a cidade de Alcântara, antiga capital do Estado e aonde o Brasil possui a base de lançamento de foguetes. A travessia de São Luís até Alcântara é feita pelo mar em catamarãs. Depois, o viajante pode caminhar pelas ruas antigas, conhecer museus, igrejas e como vive a população local.

De São Luís para Barreirinhas, portal de entrada para os Lençóis Maranhenses, são aproximadamente 250 km, trecho que demora de 4 a 5 horas para ser percorrido. Barreirinhas possui uma ótima estrutura turística, com muitas pousadas, hotéis, restaurantes, lojas e serviços. Dali saem diariamente diversos passeios pelo Rio Preguiças, que corta a cidade, até sua foz, na Ponta do Atins, dentro do Parque Nacional. Essa é uma ótima oportunidade para conhecer o começo dos Grandes Lençóis e as comunidades que vivem a sua margem. Entre as mais procuradas estão a comunidade de Vassouras e Caburé, que oferecem vários serviços ao turista.

Depois de navegar pelo Rio Preguiças, o viajante pode desembarcar e pernoitar em Atins, um pequeno povoado que vive próximo as dunas de areia. Além de estar em total contato com a natureza, o visitante pode ter seu primeiro contato direto com os Lençóis Maranhenses, podendo caminhar sobre as dunas e nadar em suas lagoas.

lençóis-carroOutro lugar que merece ser visitado é o povoado de Santo Amaro. Este, está mais isolado, e só pode ser acessado em veículos 4×4. De Barreirinhas até Santo Amaro são aproximadamente 90 km, que são percorrido em sua maior parte por estradas de areia e plantações de caju. A comunidade de Santo Amaro é bem simples, porém, abriga as paisagens mais bonitas. A bordo de jipes 4×4, os passeios seguem por entre as dunas até a Lagoa da Andorinha, um lugar que possui água o ano inteiro. Mesmo com uma paisagem desértica, o lugar faz um convite para caminhadas com o pé na areia e intervalos de banhos em águas cristalinas.

Os Lençóis Maranhenses são um paraíso dentro do Brasil, que infelizmente, não é conhecido pelos brasileiros. Mas, se você gosta de aventura, natureza, tranquilidade e de conhecer coisas novas, inclua esse destino em sua lista de viagens.