Destino – Pantanal

O Pantanal brasileiro é um ecossistema único. Localizado entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, esse bioma é constituído de Pantanalsavana estépica, alagada em sua maior parte. O Pantanal está dividido entre três países. O Brasil, aonde está sua maior parte, o Paraguai e a Bolívia, que o chamam de ‘Chaco’.

O Pantanal recebe todos os anos milhares de turistas querendo conhecer sua biodiversidade. Grande parte das pousadas da região investiram no ecoturismo, uma maneira inteligência de ganhar dinheiro e preservar a natureza. Esses lugares tem o privilégio de estarem localizadas dentro das fazendas pantaneiras, ou seja, cercado de vida selvagem. A Pousada Aguapé, por exemplo, está dentro da Fazenda São José, no município de Aquidauana, a 3 horas de viagem de Campo Grande.

Um dos principais objetivos do turista ao visitar o pantanal é conhecer a sua fauna e flora. Em meio as fazendas de gado, os animais silvestres vivem em harmonia e tranquilidade. No Pantanal existem 650 espécies de aves, 1.100 de borboletas, 124 de mamíferos e 263 espécies de peixes, esses últimos, atraem pescadores profissionais e amadores do Brasil inteiro. Nos rios da região é possível encontrar Piranhas, pacus, dourados, pintados, jaús, piaus, curimbatás e outros.

Uma das atividades que pode ser feita na fazenda é a pesca de piranhas. Um dos peixes mais temidos dos rios do Pantanal possui dentes afiados e são muito perigosas. Com um simples pedaço de carne no anzol é possível pescar uma piranha.

Pantanal

As pousadas do Pantanal oferecem uma experiência única aos visitantes da região. Os safáris fotográficos são feitos em carros adaptados, como os que são feitos na África. Os veículos 4×4 não possuem teto e tem os bancos elevados, o que proporcionam o visitante uma boa visão de toda a região. Nesses safáris é possível ver lobinhos, tamanduás, onças, tatus, quatis, entre outros mamíferos que habitam o Pantanal.

PantanalOutro passeio que impressiona é a focagem e jacarés. O Pantanal possui muitas áreas de pasto que são alagadas durante as cheias do Rio Paraguai. Quando cheias, essas lagoas ficam repletas de jacarés. A focagem acontece depois do sol se pôr, no início da noite. Com todos no jipe, o guia joga luz na lagoa. O efeito da luz refletida nos olhos dos jacarés revela quantos habitantes existem naquela lagoa.

O Pantanal é uma ótima dica de destino para conhecer um pedacinho do Brasil, e pode ser visitado independente do clima. As belezas naturais desse lugar impressionam todos os visitantes. Como as fazendas estão dentro dessa região o turista pode dormir e acordar ao som de araras e tucanos. Uma maneira diferente de conhecer uma região com tanta vida.

 

Banner para Gold Trip