Destino Presidente Figueiredo

Presidente Figueredo está localizada a aproximadamente 100 km ao norte de Manaus, capital do Estado do Amazonas. A cidade está as margens da BR-174 e é conhecida por ser a “Terra das Cachoeiras”. O município possui mais de 100 cachoeiras catalogadas no meio da selva, sendo que apenas 40 estão abertas à visitação. Com pouco mais de 30 mil habitantes, que estão divididos entre o centro urbano e a zona rural, Presidente Figueredo é um lugar único no meio da Floresta Amazônica.

Visitar a cidade é uma ótima oportunidade parar conhecer uma Amazônia totalmente diferente, em relação aos passeios realizados próximos a Manaus. Caminhar na selva com a mata fechada, no calor tropical e se deparar com uma linda cachoeira deixa qualquer pessoa de boca aberta.

PROGRAMA PRESIDENTE FIGUEIREDO COMPLETO.mp4_snapshot_03.56_[2015.05.07_11.38.58]A maioria das cachoeiras estão na zona rural, porém, dentro da zona urbana existem alguns Parques Municipais com piscinas naturais e quedas d’água. Esses parques também oferecem um bom apoio ao turista. O Parque do Urubui, por exemplo, possui muitos restaurantes, pousadas, lojas e até mesmo bombeiros, que ficam de olho em quem se diverte nas corredeiras do rio. Outro parque muito interessante é a Parque Municipal Galo da Serra, que também fica dentro da zona urbana. Este parque tem esse nome por causa do Galo da Serra, um pássaro laranja peculiar que usa as formações rochosas do lugar para morar. Depois de caminhar por uma escadaria de 200 degraus, o visitante chega na entrada da gruta, onde se depara com a água se misturando com as raízes e descendo até o chão.

As outras cachoeiras estão na zona rural da cidade. Uma delas é a Cachoeira da Pedra Furada. Depois de caminhar em uma trilha na mata, o barulho da água começa a aumentar. Quando você menos espera, uma clareira é formada por árvores caídas e a piscina natural que se forma depois da cachoeira. A cachoeira da Pedra Furada possui este nome devido a sua formação. Ao contrário das cachoeiras convencionais, esta tem sua queda d’água entre a rocha, um buraco, formado devido a erosão.

Outra cachoeira muito interessante é a Cachoeira do Santuário. Na verdade, a Cachoeira do Santuário é um complexo de quedas d’água. Ao todo são três quedas, sendo que a maior possui 15 metros de altura. Quem quiser, pode atravessar a corredeiras e tomar uma ducha relaxante embaixo da cachoeira. Os mais tranquilos, podem se refrescar com as piscinas naturais que se formam ao decorrer do rio. Um píer de madeira também foi colacado na beira do rio. Assim, os mais corajosos podem tomar impulso e saltar no rio. Um refresco para quem enfrenta o calor da Amazônia.

A Cachoeira Natal também é muito interessante. Depois de alguns quilômetros de carro, o visitante é convidado em fazer uma pequenaPROGRAMA PRESIDENTE FIGUEIREDO COMPLETO.mp4_snapshot_06.48_[2015.05.08_10.36.50] caminhada pelas margens do Rio Urubu. O passeio é tranquilo e é possível ouvir muitas espécies de pássaros da região. Depois de algum tempo, o Rio Urubu sobre uma queda, aonde está a Cachoeira Natal. Essa cachoeira é uma das mais largas de Figueredo, e seu grande atrativo, é a possibilidade de visitar a parte de trás da queda d’água.

Recentemente Presidente Figueredo tem investido no turismo rural. Na verdade, a maioria das cachoeiras está em propriedades particulares, o que fazem do turismo uma das principais rendas as famílias donas da propriedade. Um dos principais destinos na zona rural é o Sítio do Maranhão, que possui a Lagoa Azul, lago de azul esmeralda que brota da terra no meio da floresta. Nos passeios rurais, o viajante pode conhecer a vida das famílias que vivem na regiãoe visitar suas propriedades.

Presidente Figueredo é um pedacinho da Amazônia que é pouco explorado pelos brasileiros. Todos que visitam a cidade ficam impressionados com o número de cachoeiras no meio da floresta e com a simpatia da população. Se você está planejando visitar o Estado do Amazonas ou Manaus, coloque Presidente Figueredo em sua lista de visitas. Eu aconselho ficar no mínimo 3 dias na cidade para conhecer os principais atrativos.