Viaje Comigo

Destino – Whitehorse (Aurora Boreal)

A Aurora Boreal é um fenômeno que acontece nas regiões polares devido ao impacto das partículas de poeira solar que vem com os ventos solares nas altas camadas da atmosfera terrestre. Para se observas esse espetáculo celeste é necessário viajar para regiões extremas da terra, locais que ficam próximo aos círculos polares ártico e antártico.

Um desses lugares se chama Whitehorse, que fica no estado de Yucon, no norte Canadá, onde o país faz fronteira com o Alaska. A cidade Whitehorse ficou conhecida pela grande corrida do ouro no final do século 19. Os navios que transportavam esse minério tinham que subir o Rio Yukon até a cidade para transportar o minério. Hoje a cidade é conhecida pela sua beleza natura e pelas atividades ligadas a natureza. Durante o clima do verão Whitehorse também possui muitas atividades. Além das inúmeras caminhadas os rios são um grande atrativo para fazer passeios de caiaque. No inverno, a cidade se cobre de branco e recebe visitantes que querem fazer atividades de neve e observar a Aurora Boreal. Para observar o fenômeno celeste a dica é visitar a cidade no inverno, onde as noites são mais longas.

O nome Aurora Boreal foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora (amanhecer) e seu filho Boreas. A Aurora Boreal é um fenômeno natural mágico, também conhecido como as ‘luzes do norte’, que colore o céu do extremo norte do nosso planeta. Essa região é quase intocada pelo homem e possui muitas montanhas, glaciares e vida selvagem. Existe também a Aurora Austral, que acontece no extremo sul da Terra.

As Auroras Boreal e Austral são fenômenos casuais que ocorrem apenas nas regiões polares de nosso planeta. Ela pode ser visualizada no perído noturno ou no final da tarde, a olho nu na região onde ocorre. Um verdadeiro show de luzes brilhantes no céu. A Aurora boreal pode aparecer em vários formatos. Podem aparecer como pontos luminosos, círculos ou faixas na horizontal. A Aurora sempre está alinhada com o campo magnético terrestre. Ela também pode aparecer em diversas cores, como azul, vermelho, verde ou amarela.

Whitehorse

A Aurora Boreal acontece devido aos ventos solares e a poeira espacial que são empurradas para os polos do nosso planeta. Ou seja, quanto maior a atividade solar mais auroras são formadas. Porém, se por um lado somos agraciados com este lindo show de luzes da natureza, por outro somos prejudicados. Estes ventos solares interferem em meios de comunicação, como sinais de televisão, radares, telefonia e satélites. Este fenômeno também pode ser observado em outros planetas como Júpiter, Saturno e Marte.

 

Banner para Gold Trip