Nairobi:

Nairóbi é a maior cidade e capital do país. Com seus mais de quatro milhões de habitantes, é o coração político e financeiro do Quênia. A cidade é grande e oferece alguns atrativos turísticos. Desde a capital pode-se fazer safáris de um dia no Parque Nacional de Nairóbi, como também visitar programas de reintrodução de animais na natureza onde é possível alimentar girafas e elefantes. Visitei o Girafe Center e pude aprender muito sobre estes animais. Próximo a cidade há também uma fazenda de crocodilos.

Lembre-se que existe uma lei que proíbe, entre outras coisas, fotografar o presidente e sua comitiva, policiais em serviço, prédios do governo e a bandeira nacional. Uma dica importante é que para fotografar qualquer pessoa é necessário pedir autorização, especialmente os da tribo Massai. A boa noticia é que NÃO é proibido filmar e fotografar as lindas paisagens e as centenas de espécies de animais selvagens que se espalham por seus parques nacionais.

Orfanato de Elefantes:

O “Sheldrick Elephant Orphanage” está localizado perto do Nairobi National Park. Foi fundado e é administrado por Daphne Sheldrick, viúva de um dos mais conhecidos guarda parques quenianos – David Sheldrick. Ele esteve no centro das guerras contraQuênia a caça furtiva do marfim na década de 1970, e hoje, o orfanato se dedica à preservação do elefante. Filhotes órfãos pela caça ilegal são levados para lá vindos de todas as partes do país, onde recebem tratamento especializado e cuidados 24 horas. Muitas vezes, os animais são levados para o parque de Tsavo, onde são cuidadosamente reintroduzidos. O centro está aberto ao público todas as manhãs das 11h00 às 12h00. Endereço: Mbagathi, 00503 – Nairobi. Tel: 254 (o) 202 301 396. http://www.sheldrickwildlifetrust.org/

Girafe Center:

Este é um centro em prol da vida selvagem ameaçada, localizado em Langata, nos arredores de Nairobi. Inicialmente cuidou da reprodução da espécie de girafa Rothschild e hoje oferece também programas de educação para crianças em idade escolar do Quênia. Aqui você encontrará diversas informações sobre estes animais e poderá ficar cara a cara com eles desde uma plataforma de alimentação. A população de girafas vaga livremente por toda esta extensão. Aberto diariamente das 9h00 às 17h30. Endereço: P.O. Box 15124 – Langata, Nairobi. Tel: 254(0) 20 8070804.

Fazenda de Crocodilos:

Localizado a aproximadamente 13 km do centro de Nairóbi, este lugar abriga centenas de crocodilos do nilo. Está aberto diariamente, a visita dura em torno de 1 hora e aos domingos às 16h00 é possível ver como estes animais são alimentados. Oferece restaurante aberto apenas para almoço. É interessante combinar esta visita com outras atividades, como o Giraffe Center ou o museu Karen Blixen. “The Nairobi Mamba Village” – Lang’ata North Road, Nairobi. Tel. 73599 2686 / 72098 7183. http://www.nairobimambavillage.com/

Safári em Nairobi:

A apenas 7km ao sul de Nairobi está localizado o “Nairobi Safari Walk” (administrado pelo KWS – Kenya Wildlife Service), um centro de conservação e interpretação que combina florestas, zonas úmidas e savanas para que os visitantes possam aprender e se conscientizar sobre a importância da preservação. Entre seus animais selvagens podemos citar: leão, cheeta, leopardo, crocodilo, hipopótamo, zebra, búfalo, macaco, avestruz, tartaruga e rinoceronte. É o lar também de grande variedade de mamíferos, insetos e pássaros e cerca de 150 espécies de árvores locais. Entre as atividades oferecidas, você pode escolher entre safáris a pé, observação da vida selvagem, museu, palestras, identificação de árvores, entre outras. Funciona diariamente das 09h00 às 17h30. Seu acesso é fácil, por meio de estrada asfaltada.

Nairóbi possui um parque nacional com 120 km2 (Nairobi National Park), foi um dos primeiros parques do país e está localizado a apenas 15 minutos ao sul da cidade. Uma de suas atrações é o Nairobi Safari Walk (acima). Você também pode visitar o parque, que oferece atrações como espaço para pic nic e observação de vida selvagem. Para entrar você deve adquirir um Safari Card, no portão principal do parque – KWS Headquarters, Langata Road. http://www.kws.org/parks/parks_reserves/NANP.html

The Village Market:

Centro comercial com restaurantes localizado na Limuru Road 9/418.

Reserva Maasai Mara:

Está localizada no canto noroeste do Quênia, perto da fronteira da Tanzânia e é o parque de safári mais popular no Quênia. Os campos abertos são local para inacreditáveis, ricas e variadas formas de vida selvagem, e para a enorme migração anual de milhões de gnus e antílopes, destaque das viagens à África. A área inclui também Narok, uma cidade com pequenas lojas de lembranças, um correio e alguns bancos. Há também a vila de uma tribo local próxima, os maasais.

Quênia

 Aberdare National Park:

O parque é formado por uma serra vulcânica, aproximadamente 100 Kms ao norte de Nairóbi. O solo é vermelho por sua origem vulcânica, mas rico em matéria orgânica. Existem 2 principais picos, o Ol Donyo Lesatima (3.999m) e o Kinangop (3.906m). Foi criado em 1950 para proteger as encostas da floresta e o terreno árido das montanhas. No parque é fácil avistar elefantes, leões, rinocerontes, panteras negras e o mais bonito dos antílopes, o “bongo”, que é raramente visto em safáris. O parque é de difícil acesso e existem várias razões para isso, uma delas é que a chuva forte deixa a estrada enlameada, sendo necessário um veículo 4×4 para chegar a qualquer lugar. A tudo isso é somada uma densa floresta que dificulta a visão. Por isso, procure se informar sobre o clima antes de planejar o passeio pois o parque sempre fecha na época de chuvas.

Amboseli National Park:

Esta é uma área de planícies largas e secas, onde o horizonte e o céu se unem. Amboseli é conhecido por sua população de elefantes e grandes rebanhos, incluindo alguns touros. Sua área se estende por 400 Km até o mais impressionante gigante, o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, e possui uma vista desse pico que impressiona. A luz adiantada do alvorecer transforma a montanha numa gradação da cor roxa escura e um rosa etéreo. Esta área é casa de muitas comunidades maasai, centradas em torno do parque nacional. O parque é lar para elefantes, rebanhos de gnus, zebras e impalas, que pastam nas planícies abertas. Existem áreas de floresta de acácia que são boas para a observação de pássaros e são casas para muitos mamíferos pequenos. Cheetas também são vistas freqüentemente no parque, que é centrado em torno de um grande monte, com vista para fantásticas planícies ao redor, cruzadas freqüentemente pelos ciclones que levantam colunas de poeira até o céu. Este local é bom para andar e muitos acampamentos ou alojamentos organizam caminhadas ou viagens para passar o tempo em vilas de tribos maasai locais.

Quênia

 Lago Nakuru:

Este lago oferece uma das vistas mais espetaculares do mundo de animais selvagens – os flamingos cor-de-rosa. Quando as condições são adequadas, entre um e dois milhões de pequenos e grandes flamingos se alimentam nas margens do lago, junto com 10 milhões de outros pássaros. O melhor lugar para ver os pássaros é do Penhasco do Babuíno (“Baboon Cliff”). Mas atenção: existem épocas em que as condições do lago mudam e os pássaros se movem para outros lugares. O lago Nakuru foi declarado um parque nacional em 1961 e cobre agora uma área de uns 200 Km². Lá, habitam outras populações como as de javali, antílopes e impalas. Outros residentes são os búfalos, as girafas, leões, leopardos e os rinocerontes pretos.