Depois de conhecer a Roma mais tradicional, as ruínas do Fórum, o coliseu e o Vaticano, chegou a hora de descobrir uma cidade diferente, de conhecer suas praças, seus bairros, sua arte. Vamos continuar nosso passeio por Roma?

 

Roma é uma cidade única. Fundada a quase três milenios, foi capital de um dos maiores impérios da terra. Seus museus guardam obras de arte de inestimável valor. Suas ruínas revelam a grandiosidade e o poder dos antigos césares. Mas a verdadeira riqueza de Roma está nas ruas. A cidade está repleta de obeliscos egípcios, fontes majestosas, templos antigos e várias estátuas. Elas estão por toda parte enfeitando fachadas, praças e igrejas.  Uma das mais famosas está na igreja de San Pedro in Vincoli, é conhecida como o Moisés de Michelangelo.
A fonte mais famosa de Roma é certamente a Fontana di Trevi, construída no século 18 e visitada todos os dias por milhares de pessoas.

Por ser uma cidade antiga e religiosa, Roma está repleta de igrejas. Segundo alguns, são mais de 500 espalhadas por todos os cantos da cidade. Uma das mais curiosas é a do Pantheon, construída originalmente em 27 a.C.. Ela foi concebida originalmente como templo para todos os deuses romanos. Somente em 609 d.C. ela foi consagrada como igreja cristã e permanece assim até hoje. Esta magnífica estrutura hoje guarda em seu interior os túmulos de dois reis italianos e do grande artista Rafael, que morreu quando tinha apenas  37 anos. Seu Pórtico, com 16 colunas de granito, sua imensa porta de bronze, e sua cúpula aberta no centro são um exemplo marcante das grandiosas estruturas do antigo império Romano.

Não só o Pantheon sobreviveu aos séculos, mas um grande numero de palácios, templos, teatros e monumentos. Eles estão espalhados por todo o centro histórico e a melhor maneira de conhecê-los  e caminhar por Roma. Perder-se em Roma não é um infortúnio,  é uma oportunidade de se conhecer a alma da cidade. Suas ruas estreitas repletas de cafés e pequenas lojas, grandes praças iluminadas, pontilhadas por fontes, obeliscos e, gente, muita gente. As praças mais famosas da cidade são as de Navona e de Espanha, esta última conhecida pelas suas lojas de grife. A grandiosa Piazza di Popolo foi construída no local de morte e sepultamento do imperador Nero, e é a porta de entrada para o maior parque urbano de Roma, a Vila Burguese. O Campo de Fiori é uma praça onde acontecem todas as manhãs um mercado de frutas e flores muito concorrido. A Praça Veneza é o centro geográfico da cidade e onde está um dos seus monumentos mais importantes, o imenso Vitoriano. Esta estrutura de 80 metros de altura, também conhecida como Altar da Pátria, foi construída em homenagem ao primeiro rei da Itália unificada, Vitorio Emanuelle II. É todo revestido de puro mármore e possui gigantescas estátuas de bronze. Um elevador leva ao seu teto, de onde se tem uma visão de 360 graus da cidade.

Para quem gosta de comer, Roma também é um paraíso gastronômico. Existem varias lojas que oferecem os melhores queijos e massas italianas, além de bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos.  Um bairro interessante para se visitar é Trastevere, localizado do outro lado do rio Tibre. Este é um dos lugares mais agitados da cidade e onde se encontram muitas opções gastronômicas a preços bem interessantes. O bairro também abriga um das igrejas mais bonitas de Roma, a basílica de Santa Maria in Trastevere.

O bairro judeu, também conhecido como Gueto, é tão antigo quanto Roma e é outra boa opção para se comer e passear. Além de bons restaurantes e iguarias Kosher, você também pode conhecer o museu da história judaica italiana e a antiga sinagoga, uma das maiores da Europa.

Roma surpreende a cada esquina. Próximo a Porta de São Paulo encontramos uma pirâmide egípcia (Pirâmide de Cestio) com mais de dois mil anos. Uma lembrança do domínio de Roma sobre o Egito. Na igreja de Santa Maria in Cosmedin, visitamos a Boca da Verdade. A escultura de uma face, com uma fenda no lugar da boca. Diz a lenda que se alguém colocar a mão na boca e disser um mentira ela será decepada imediatamente.

Muitas outras boas surpresas o aguardam nas ruas de Roma. Porém, é preciso tempo e pernas para encontrá-las. A cidade é servida por um bom sistema de ônibus e metro que permitem chegar a todos os pontos de interesse. Para quem deseja conhecer os principais atrativos, recomendo ficar na cidade de 5 a 6 dias. Porém, se desejar conhecer Roma a fundo, faça as malas e mude-se para lá.  Não tem outro jeito. Roma justifica ser chamada de Cidade Eterna e certamente ficará eternizada em seu coração.

Peter Goldschmidt

Para saber mais entre em contato conosco através do site da Gold Trip – www.goldtrip.com.br

* Peter é membro da Família Goldschmidt que desde 1999 viaja pelo mundo descobrindo e divulgando novos roteiros turísticos. É também diretor da agência de turismo Gold Trip – www.goldtrip.com.br  –   Fone: (11) 4411-8254

 

 

Banner para Gold Trip

 

 

Página original: http://www.goldtrip.com.br/viaje-comigo-italia-roma-2/