Espalhada sobre setes colinas, margeada pelo rio Tibre e protegidas por muralhas que resistiram ao tempo, Roma se mantém hoje com a mesma majestade e realeza que tinha como capital de um dos maiores impérios da terra.
Passados quase  3 séculos desde sua fundação, Roma ainda é uma das cidade mais importantes do mundo, guardiã de uma herança histórica invejável e de patrimônio artístico e cultural como poucos lugares no planeta.
Um lugar onde mitologia, história, arte e beleza se encontram e se completam. Uma cidade única! Um lugar especial!

 

A cidade de Roma nasceu nas margens do Rio Tibre, em uma colina batizada de Palatino. Segundo a tradição, foi fundada em 753 A.C. por dois irmãos, Rômulo e Remo, que abandonados na floresta, foram adotados e amamentados por uma loba.
Conta a lenda que na idade adulta, em uma luta pelo poder, Rômulo matou Remo e se tornou o primeiro rei de Roma.

A colina do Palatino existe até hoje, embora alterada pelas inúmeras ruínas que se espalham por seu cume. Por ter sido o lugar de fundação da cidade, aqui foram construídos os palácios dos governantes e imperadores.
Aos pés do Palatino a cidade cresceu e estendeu seu domínio por todo o mediterrâneo. Roma é uma cidade onde séculos de história se sobrepõem em camadas. A cada nova obra feita na cidade, afloram tesouros arqueológicos que vem se juntar ao seu já vasto e rico patrimônio histórico. A região do Fórum Romano é um bom exemplo disto. Aqui, foram descobertos grandes palácios, monumentos, templos e basílicas que testemunham a grandiosidade e a importância do antigo império.

Uma das mais emblemáticas construções de Roma é o Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano. Foi construído no primeiro século da nossa era e podia abrigar até 50 mil  espectadores. Neste anfiteatro aconteciam lutas colossais entre gladiadores, escravos e animais. O exemplo máximo da política de “pão e circo” implantada pelos imperadores romanos.

Ao lado do coliseu, outras estruturas chamam a atenção. Uma delas é o Arco de Constantino, construído para celebrar suas vitórias militares. A partir dele começa um caminho que nos leva até outra maravilha da antiguidade, o Circus Maximus. Aqui existia um imenso estádio, onde aconteciam corridas de cavalos, bigas e quadrigas (carros puxados por 2 ou 4 cavalos).  Este circo tinha mais de 600 metros de comprimento e podia acomodar até 150 mil pessoasEra tão impressionante que seu modelo foi imitado por outros estádios do império.

A Roma antiga se desenvolveu sobre sete colinas e chegou a ter, em seu apogeu mais de um milhão e meio de habitantes. A maioria deles moravam dentro de suas muralhas, que resistindo ao tempo, permanecem imponentes ao redor do centro histórico. Das colinas originais, a mais importante é  a Capitolina, situada ao lado do Fórum Romano. Hoje chega-se ao seu topo da colina através de uma grande escada ladeada pelas estátuas dos mitológicos irmãos Castor e Polux. No topo, a praça projetada por Michelangelo é rodeada por três palácios onde estão instalados os Museus Capitolinos, um dos mais importantes da Itália e onde são guardamos inestimáveis tesouros artísticos e arqueológicos

Outros lugar que merece uma visita é o Castelo de San Ângelo, construído fora dos muros da cidade, nas margens do rio Tibre. Foi concebido com uma tumba para o imperador Adriano, mas depois foi transformado em uma fortaleza, utilizada por muitos papas como refúgio em tempos de guerra ou de pestes. Hoje, abriga um museu cujo maior acerto são os quartos papais ricamente decorados por afresco com motivos cristãos e mitológicos. O castelo tem este nome por causa dos doze anjos que guardam sua entrada e também pela estátua do arcanjo Miguel que ornamenta seu terraço. Do alto de suas muralhas, tem-se uma linda vista de Roma, do rio Tibre e da cidade do Vaticano.

O Vaticano é um país soberano encravado dentro da cidade de Roma. Foi criado em 1929 e possui seu próprio governo, justiça, economia e exército. É certamente o lugar mais visitado de Roma e seu principal atrativo é a Basílica de São Pedro. Esta gigantesca igreja é a maior do mundo cristão e foi construída sobre o local onde se acredita estar o túmulo do apóstolo São Pedro, torturado e morto sobre a colina do Vaticano. Nesta magnífica construção, que demorou décadas para ser terminada, trabalharam grandes mestres como Rafael e Bernini.
A cúpula da basílica foi idealizada por ninguém menos que Michelangelo e tem 43 metros de altura. Desde seu mirante, se tem uma visão privilegiada de toda Roma e especialmente dos famosos Jardins do Vaticano.

Outro lugar imperdível são os Museus do Vaticano que reúnem um dos maiores tesouros artísticos da terra. Os museus são divididos em várias galerias dedicas a tapeçaria, mapas e esculturas. Na Pinacoteca é possível ver trabalhos de Michelangelo, Boticelli, Rafael e Caravaggio. Os aposentos papais são também parte dos museus e foram decorados com maestria por grandes mestres italianos. Um bom exemplo são quartos do papa Julio II, decorados por Rafael. A Capela Sistina, parte integrante dos museus,  é um dos lugares mais procurados pelos turistas. Foi construída pelo papa Sisto IV e reúne o maior conjunto  de obras de grandes mestres renascentistas de que se tem noticia. Os afrescos laterais retratam passagens da vida de Jesus e de vários profetas bíblicos. O teto, obra de Michelangelo, retrata cenas de criação e do Dilúvio.

Outro lugar que pertence ao Vaticano, são as catacumbas, enormes tumbas coletivas construídas fora da cidade, onde foram enterrados milhares de pessoas mortas. Já foram descobertas mais de 40 catacumbas ao redor de Roma. As mais conhecidas são as de São Sebastião, de São Calisto e a de Domitila, famosa por ter uma igreja em seu interior. Os túneis de cada catacumba podem se estender por mais de 20 quilômetros em vários níveis abaixo do solo. Neles podem-se ver milhares de gavetas funerárias e pinturas religiosas que foram conservadas pela escuridão. Segundo historiadores, era aqui que os antigos cristãos se escondiam quando perseguidos pelos imperadores romanos.

Há muito mais o que se ver, visitar e conhecer em Roma. Seus bairros, praças e parque. Suas igrejas, fontes e gastronomia. Afinal, Roma é uma cidade que reúne em suas ruas quase três séculos de história. Mas isto é assunto para outro dia. Ciao!

Peter Goldschmidt

Para saber mais entre em contato conosco através do site da Gold Trip – www.goldtrip.com.br

* Peter é membro da Família Goldschmidt que desde 1999 viaja pelo mundo descobrindo e divulgando novos roteiros turísticos. É também diretor da agência de turismo Gold Trip – www.goldtrip.com.br  –   Fone: (11) 4411-8254

 

 

Banner para Gold Trip

 

Página original: http://www.goldtrip.com.br/viaje-comigo-italia-roma-1/